terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Malas da lua de mel

Acho que eu cheguei a comentar com vocês que tive, como sempre, certa dificuldade em fazer as malas para a lua de mel. Toda vez que viajo para um lugar que não conheço acontece a mesma coisa e no final das contas sempre esqueço algo "importante" ou levo coisas demais...

Encontrei um texto muito bacana com algumas dicas que servem para qualquer tipo de viagem, inclusive para a sonhada lua de mel.


A arte de fazer bem uma mala começa com uma boa mala. Não há nada mais prático do que uma bolsa de viagem com rodinhas. Se você está em dúvida ao escolher entre uma rígida ou uma semi rígida deve saber que cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. As rígidas são mais resistentes, incluseive à água, e duradouras mas cabem menos coisas. As semi rígidas permitem maior arrumação e geralmente possuem aqueles bolsos laterais onde colocamos várias coisas, mas danificam mais rápido.

Ao invés de fazer as malas às pressas, experimente criar os diferentes looks para cada dia das suas férias ou leve peças chaves do seu guarda roupa que podem ser conjugadas entre si para criar visuais diferentes. 

A tarefa fica mais fácil quando temos em mente o destino, estação do ano e a duração da viagem. 

Independentemente do destino, existem alguns itens que não devem faltar na lista: um chapéu (no verão), uma mochila ou bolsa prática para carregar mapas, guias, água, protetor, óculos e máquina fotográfica, e um bom livro, para passar o tempo nos momentos de espera no aeroporto, avião etc.

Na hora de colocar tudo dentro da mala tenha em mente duas coisas: o conteúdo deve chegar no destino o mais impecável possível e você deverá saber onde está tudo que precisa.

- Forre o fundo da mala com um saco plástico grande (que servirá para a roupa suja) e outra mala dobrável caso você pretenda fazer compras.
- Acomode as maiores peças primeiro. No caso das calças, deixe parte das pernas para fora da mala (você já vai saber porque).
- Em seguida coloque os casacos, vestidos, saias e shorts, com cuidado para deixá-los o mais esticados possível. Alterne a direção das roupas para formar um monte nivelado. No final dobre as pernas das calças sobre este monte para uma proteção extra contra o "amarrotado". 
- Antes de colocar o resto, estenda um casaco para servir de base para a segunda rodada de roupas, no caso coisas que podem ser enroladas como camisetas, malhas, biquínis e meias.
- Depois, estenda uma canga ou echarpe sobre esse monte e coloque sua lingerie e outras peças mais delicadas. Estique as pontas do lenço juntando-as no meio, formando uma bolsa protetora.
- Coloque os sapatos em sacos individuais e encaixe-os nas laterais da mala com as solas voltadas para sua estrutura. Se necessário encha os sapatos com papel de seda ou jornal para que não deformem.
- Termine com o pijama (provavelmente a primeira coisa que usará quando chegar), alguma bolsa, cintos e sua necessaire (envolta em um saco plástico para o caso de algum vazamento). 
- Cubra tudo com uma canga ou toalha de praia e voilá

Documentos, passagens, celulares, computadores, dinheiro e cartões de crédito devem ficar ao seu alcance (e vista). Se a viagem for de avião, separe algunprodutos de higiene pessoal e uma muda de roupa e coloque na mala de mão. Ninguém deseja isso mas caso a sua mala atrase ou se perca, você não fica na mão!

Recomendações finais:
- Leve sempre uma pequena "farmácia" e produtos específicos como repelente, pós sol etc.
- Leve aqueles mini potinhos com amostras de cremes que toda mulher adora guardar. Isso diminui o peso da necessaire. Muitas perfumarias também vendem pequenos potes vazios para que você não precise levar o frasco grande de shampoo. 
-  Evite roupas que amarrotam facilmente. Se elas forem indispensáveis, pendure um cabide no banheiro enquanto toma banho. O vapor ajuda a diminuir os vincos da roupa.
- Leve seu pijama. Muitas vezes ele é esquecido!
- Seja prática e racional. Você não precisa de dez pares de sapato e dois vestidos de noite para uma semana na praia. Não seja escrava da sua mala!

Para facilitar, vale fazer um check list por escrito para ter certeza de que não está esquecendo nada nem antes de ir e nem na volta. Se quiser imprimir um bem básico, clique aqui.

Boa viagem!

8 comentários:

  1. kkk Boa! Pretendo usar! bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris! Tudo bem?
    Não sei se lembra de mim... é que estou sumida do blog a uns tres meses e estou retornando agora. Eu acompanhava o seu blog e estou aqui pra continuar acompanhando. Iria adorar se vc continuasse acompanhando o meu cantinho tbm. Vou dar uma fuçada no seu cantinho depois pq to curiosa pra saber como foi seu casamento. hehe... Espero que tenha sido como vc sonhou. ^^

    Quanto ao post, menina, foi ótima a dica. Sou péssima pra fazer mala. A viagem que fiz no final de Novembro me fez levar duas malas: 1 e meia minha e meia do Michael. uahsuashuahs... E pra voltar, voltei com as duas maladas abarrotadas e algumas sacolas penduradas a tira colo das coisas que comprei nos lugares que fui. rsrs... Sou terrivel pra arrumar mala. E detalhe: nao usei a metade do que levei. aff...

    Bjão linda...
    Ficarei feliz por rever você em meu cantinho...

    ResponderExcluir
  3. Depois que Elmo e eu fomos pro teu casamento com só uma mala de bordo eu estou me sentindo a mais ninja das ninjas! =D
    Só quero ver se vou conseguir essa proeza tendo que arrumar uma mala de lua de mel pra neve...

    =***

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu preciso ser prática nesse quesito... sempre peno...hehehe...
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu estou nessa fase de fazer malas...que coisas =/

    |Beijos

    ResponderExcluir
  6. Fazer mala é uma arte mesmo. E só prática ajuda, não tem jeito... E é sempre um saco! (porém, inevitável...)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Na lua de mel eu deixei o potão de shampoo lá em Cancun, menos peso na mala e um perfume a mais!! rsrs...
    E não tem jeito, eu não conigo fazer mala pequena.....preciso aprender essa "arte"...rsrs...

    Magina Cris...se precisar de ajuda pode ligar..=)

    beijos!!

    ResponderExcluir

Gostou deste post? Então escreva o que você achou...